sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Viagem a um projeto similar - Cooperativa Arte Peixe




No mês de setembro o Projeto Cambira foi conhecer um projeto similar no município de São João da Barra, Rio de Janeiro - a Cooperativa Arte Peixe.






A distância de aproximadamente 1.300 km não desanimou os participantes, que participaram ativamente de todas as atividades propostas e aproveitaram cada segundo da enpolgante visita.










A recepção foi na manhã do dia 20 de setembro na Secretaria da Pesca do Município, onde foi servido um coquetel e feitas as apresentações dos grupos e autoridades presentes.











De Balneário Barra do Sul estiveram presentes além de quarenta e cinco integrantes do projeto,
o prof. Rodrigo Gomes (IFC Araquari), a isntrutora da Epagri Lena Maria da Rosa de Souza, o coordenador da Epagri em Balneário Barra do Sul José Eduardo Calcinonni, o Coordenador do Projeto Cambira Paulo Xavier de Almeida e o Secretário de Pesca do Mun. de Barra do Sul o Sr. Salomão Castanho.
Em São João da Barra o grupo foi recebido pelo Secretário de Pesca, o Sr. João Batista dos Santos Filho, o Joãozinho, que acompanhou o grupo durante os dois dias da visita.

 Na tarde do dia 20 foi feita a visita à Cooperativa, onde durante o encontro, os membros do projeto conversaram com integrantes da Arte Peixe e ouviram da coordenadora do Núcleo de Trabalho e Renda da prefeitura de São João da Barra, Romarilda Lança, todas as etapas para a formação da cooperativa, que teve início com um curso de qualificação no processamento e beneficiamento do pescado, realizado em fevereiro 2007 por meio de uma parceria entre o Ministério da Integração Nacional, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e prefeitura.


Romarilda Lança, coordenadora do Núcleo de Trabalho e Renda da prefeitura de São João da Barra


Posto de venda da Cooperativa Arte Peixe












Há quatro anos funcionando na praia de Atafona, com esposas e filhas de pescadores atuando na fabricação e comercialização de produtos tendo como matéria-prima o pescado, a cooperativa Arte Peixe  conta hoje com 20 integrantes e tem uma produção de 500 kg/mês de lingüiça de camarão e peixe, hamburger, quibe, almôndega, nugget, petiscos, e camarão empanado.


Além das visitas técnicas, o grupo aproveitou para conhecer a cidade, o Palácio Cultural Carlos Martins, o Museu da Ciencia, passeio de barco pelo Rio Paraíba do Sul, visita ao Instituto Federal de Campos de Goytacazes e à Cooperativa Arte Palha que trabalha principalmente com sub produtos da pesca.










 



flor feita de escamas de peixe


Nenhum comentário:

Postar um comentário