domingo, 2 de agosto de 2009

CAMBIRA É CULTURA




A pesca artesanal tem importância econômica, social e cultural para grande parte da população dos municípios do entorno da Baia da Babitonga, Litoral Norte Catarinense, seja como atividade principal na formação da renda familiar, seja como fonte de pescado de boa qualidade. O produto da pesca artesanal é vendido à turistas que se dirigem para a região nas épocas de veraneio. Ao longo do tempo, estas comunidades estão vendo sua identidade com a pesca diminuir. O conhecimento tradicional retido pelos pescadores mais velhos da região, como a fabricação da CAMBIRA, corre o risco de desaparecer em função da dificuldade da manutenção das famílias apenas com a pesca. Este fato, leva a um progressivo desinteresse dos mais jovens em se dedicar à atividade pesqueira, agravado pelo incentivo dos pais para que os filhos estudem e se dediquem a outras funções produtivas, geralmente em outras comunidades. Pode-se observar na região que o abandono da atividade pelos jovens está muito mais relacionada à falta de oportunidade e emprego do que propriamente ao interesse em abraçar uma atividade tradicional da comunidade.




A CAMBIRA, uma iguaria da cozinha caiçara, é um prato típico da culinária do litoral de Santa Catarina e Paraná. Este prato foi, um dia, a base da alimentação dos pioneiros desta região. Salgar, secar o peixe ao sol e defumá-lo eram práticas necessárias para conservação do pescado, principalmente em épocas em que os grandes cardumes chegavam às praias, como a palombeta e a tainha. Com o passar dos anos, as temporadas de veraneio e a chegada da energia elétrica tornou desnecessário salgar e secar o pescado, ficando então, a cambira esquecida. Sua forma de preparo é, salgar o peixe aberto pelas costas, secar ao sol e após defumá-lo.

O PROJETO CAMBIRA nasce com o objetivo de resgatar os aspectos culturais da região da Baia da Babitonga, elevar o nível educacional de pescadores artesanais juntamente com seus familiares, especialmente a juventude e mulheres de pescadores. O projeto busca a melhoria dos indicadores sociais melhorando as condições econômicas, provendo a sustentabilidade da atividade com a preservação ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário