terça-feira, 26 de abril de 2011

Produção reforçada para a FESTA DO MARACUJÁ

A Cooperativa da Comunidade Pesqueira de Balneário Barra do Sul está em ritmo total de produção, se preparando para a Festa do Maracujá.
Os produtos da cooperativa que serão vendidos na praça de alimentação são o "Escondidinho de Linguiça de Peixe" e a "Cambira filé". Confira nosso folder:






Os associados da cooperativa além de se dedidarem muito aos cuidados na manipulação dos alimentos, utizando-se das Boas Práticas de Produção, acreditam que a Festa é uma excelente vitrine para a apresentação dos produtos Cambira.






"Esperamos superar nossa expectativas e vender toda a produção que fizemos", diz a pescadora Rosângela Vieser.


















"Esperamos fazer muito sucesso com nossos produtos. Nosso próximo passo é se preparar para a Festa da Tainha, em nosso município, Balneário Barra do Sul", projeta Cheila Verbienen.









Além de boas expectativas referentes a Festa do Maracujá, as cooperandas e cooperandos irão expor os produtos à base de pescados na Festa da Tainha, que ocorrerá no mês de junho, em Balneário Barra do Sul.


Embalagem utilizada para comercializar o escondidinho de linguiça de peixe


Forma de comercialização da Cambira Filé (embalada à vácuo)


A acarrecadação da venda da produção será destinada para pagamento de custos e investimentos em equipamentos e capitalde giro da cooperativa. Estima-se uma venda de mais de 1 mil produtos e que mais de 80 mil pessoas passem pela festa.

"Araquari é nossa segunda casa, por isso, nos sentiremos muito à vontade nessa festa, além de que, estaremos como patrões, pois agora temos nosso próprio negócio", afirma Antônia Edarzima Xavier, presidente da Amupesc.


 José Eduardo Calcinoni e Paulo Xavier de Almeida

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Vídeo sobre Culinária Pesqueira

A idéia original desse trabalho é mostrar importância da culinária pesqueira, a partir da história desenhada no estado de Santa Catarina, tendo como foco principal a cultura local encontrada nos municípios de São Francisco do Su e Balneário Barra do Sul. Serão abordados aspectos que retratem a importância dessa culinária e sua origem social e econômica, levando em consideração os relatos de pescadores artesanais e outros entendidos do assunto.





Argumento e reportagem
José Eduardo Calcinoni

Produção
José Eduardo Calcinoni

Imagens e edição
Rafael Imhof

Cooperativa de Pesca


Cooperativismo cada vez mais forte em Balneário Barra do Sul

Na terça-feira, dia 12 de abril, os alunos do Projeto Cambira tiveram mais uma capacitação sobre cooperativsmo. O instrutor da Epagri, José Eduardo Calcinoni e o coodernador do Projeto, Paulo Xavier de Almeida apresentaram os alcances obtidos na construção do processo cooperativista. "Estamos muito satisfeitos com o grupo da cooperativa. Conseguimos manter a qualidade com um bom número de pessoas", frisa Xavier.


Alunos e coordenadores reunidos sede da Amupesc

Foram oito aulas sobre o Tema Cooperativsmo, sendo que, entre elas, práticas como a visita técnica a Cooperativa de Pescadoras no município de São João da Barra-RJ. "Nossos projetos estão todos muito bem estruturados. Desde o projeto da Unidade de Beneficiamento de Pescados, que está sendo elaborado pelo engenheiro de alimentos da Epagri, doação de terreno pela prefeitura municipal, até o mais importante de todos, a estruturação do nosso próprio grupo. Além de capacitação em técnicas de beneficamento de pescados, administração, cooperativismo, entre outros, a convivência entre as pessoas é muito boa", analisa Calcinoni..





domingo, 10 de abril de 2011

Projeto Cambira na Festa do Maracujá

Os integrantes do Projeto Cambira estarão participando com uma barraca na praça de alimentação da Festa do Maracujá,  que acontecerá entre os dias 28 de abril até 01 de maio, em Araquari-SC
O cardápio oferecido tem como destaque o "Escondidinho de Linguiça de Peixe" - linguiça produzida e desenvolvida pelo Projeto.

A linguiça é um dos produtos de maior destaque que serão produzidos pela Cooperativa da Comunidade Pesqueira de Balneário Barra do Sul.
Veja abaixo (clique para ampliar) a matéria publicada no Jornal Notícias do Dia, onde consta a receita do prato á ser servido na festa.


segunda-feira, 4 de abril de 2011

Reflexão - Ser otimista faz bem a saúde

Poucos de nós podem escapar das pressões do dia-a-dia e isso pode resultar em frustração e numa atitude pessimista. No entanto, estudos recentes indicam que, apesar das dificuldades, vale a pena desenvolver um ponto de vista otimista.


O otimismo é definido como “disposição para ver as coisas pelo lado bom; tendência de esperar uma solução favorável”. Como uma pessoa otimista se sente quando enfrenta uma situação desfavorável? Ela não encara a derrota como algo permanente. Isso não quer dizer que negue a realidade. Em vez disso, a pessoa otimista aceita e analisa a situação. Daí, de acordo com as circunstâncias, toma a ação necessária para mudar ou melhorar as coisas.

Por outro lado, a pessoa pessimista muitas vezes culpa a si mesma pela adversidade. Ela encara a dificuldade como permanente, achando que é resultado da sua própria estupidez, incompetência ou aparência. Por causa disso, acha que está fadada ao fracasso.

Será que o otimismo afeta nosso bem estar e nossa saúde? Sim. Num estudo de mais de 30 anos, com mais de 800 pacientes, feito pela Clínica Mayo, em Rochester, Minnesota, EUA, cientistas constataram que as pessoas otimistas tinham saúde melhor e sua vida durava significativamente mais. Os pesquisadores também observaram que os otimistas lidavam melhor com o estresse e tinham menor probabilidade de ter depressão.

Mas não é nada fácil manter uma atitude otimista num mundo onde os problemas parecem se multiplicar. Não é de admirar que muitos achem difícil ter um ponto de vista positivo. O que pode ser feito para lidar com esse problema? Abaixo há cinco sugestões que podem ajudá-lo.

■Quando achar que não vai gostar de algo ou que vai falhar num projeto, rejeite essa idéia. Concentre-se nos pontos positivos.
■Tente encontrar prazer no trabalho. Seja qual for o seu serviço, concentre-se nos aspectos que acha gratificante.
■Procure amigos que encaram a vida de forma positiva
■Lide com as situações que podem ser controladas e tente aceitar as que não podem.
■Todos os dias anote três coisas boas que aconteceram com você.

[ + ] Créditos: Revista Despertai

Confira o tamanho do mercado para os Produtos Cambira (Otimismo faz bem)

Site interessante!!!!!!!!!!!

clique no link abaixo e confira diversos dados de todos os países do mundo.
http://www.ibge.gov.br/paisesat/main.php

Síntese, população, indicadores sociais, redes (linhas telefonicas, computadores e acesso a internet), meio ambiente e objetivos do milênio

Futuro mercado dos produtos Cambira...