Na semana de 14 a 17 de dezembro de 2009, serão realizadas palestras motivacionais para os inscritos no Curso de Processamento de Pescados e Cooperativismo.
Nestas palestras serão passadas as diretrizes do curso, bem como motivar os alunos com tarefas e pesquisas para serem realizadas nos próximos meses, antes do início efetivo das aulas em março de 2010.
Clique AQUI para visualizar sua turma e a data da palestra.
sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
Palestra Motivacional e apresentação do Projeto Cambira à Comunidade de Balneário de Barra do Sul
Realizada no dia 27 de novembro de 2009, a Palestra Motivacional contou com a participação da maioria das inscritas no Curso de Processamento de Pescados e Empreendedorismo, dos coordenadores do Projeto Cambira e de autoridades locais.
Este encontro se realizou no salão da Igreja N. Sra. dos Navegantes, em Barra do Sul, e teve seu início às 19 horas e o término às 23 horas.
Este encontro se realizou no salão da Igreja N. Sra. dos Navegantes, em Barra do Sul, e teve seu início às 19 horas e o término às 23 horas.
Foram convidadas para uma breve apresentação antes do início das apresentações práticas, as seguintes pessoas:
· Sr. Antônio Rodrigues -Prefeito Municipal de Balneário Barra do Sul;
· Sr. Silvino Michels – Presidente da Câmara de Vereadores;
· Sra. Antônia Edarzina Xavier – Presidente da Associação das Mulheres Pescadoras de Bal. Barra do Sul (AMUPESC);
· Rodrigo Otávio de Macedo Gomes – Coordenador Técnico Pedagógico do Projeto Cambira;
· Paulo Xavier de Almeida – Coordenador Geral do Projeto Cambira;
· Sr. Curt Nass - Secretário Municipal de Educação;
· Sr. Salomão Castanho – Diretor Municipal da Secretaria da Pesca;
· Sr. José Eduardo Calcinoni – Técnico da Epagri, em Barra do Sul;
As apresentações práticas foram proferidas por:
· José Eduardo Calcinoni , técnico da Epagri – apresentação do histórico do Projeto Cambira;
· Rodrigo O. M. Gomes – apresentação geral sobre a agregação de valor aos pescados;
· Suellen Geromel – assistente de marketing da Empresa Design Inverso, falando um pouco sobre a importância do desenvolvimento de uma marca e de embalagens apropriadas;
· Leonel Pavanelo – professor do Instituto Federal Catarinense – Campus Araquari, apresentando a Pedagogia da Alternância e o Plano de Ensino à ser aplicado no curso.
Após as palestras foi realizado um coquetel de confraternização, onde foram servidos produtos à base de pescados, produzidos pelas mulheres da AMUPESC;
Novembro 2009
O Projeto Cambira, 30 meses após sua aprovação, pode dar início as suas atividades em outubro de 2009. Nada é em vão, pois neste período, a Associação das Descascadeiras de Camarão de Balneário Barra do Sul, hoje Associação das Mulheres Pescadoras de Baln. Barra do Sul, pôde amadurecer o suficiente para receber o programa do Projeto Cambira. Neste período o Banco do Brasil juntamente com a Epagri (órgão de pesquisa e extensão agropecuária de Santa Catarina) iniciaram o DRS (Desenvolvimento Regional Sustentável) para a formação de uma cooperativa para estas mulheres e homens da pesca artesanal. Em 2009 quando eles souberam da existência do Projeto Cambira, chegaram a conclusão de que esta era uma peça chave na consecução do objetivo, uma vez que a formação educacional das beneficiárias, através de um Projeto apoiado pelo Colégio Agrícola de Araquari, hoje Instituto Federal Catarinense, e financiado pelo BID seria muito importante para a formação desta cooperativa. Mais uma vez a espera não foi em vão, pois neste período o Colégio foi transformado em Instituto Federal, fortalecendo ainda mais sua característica de formação técnica para jovens e adultos que atuam em atividade profissional, e que não dispõem de todo o tempo para retornarem aos estudos. A Pedagogia da Alternância, método à ser aplicado no Curso proposto pelo Projeto, une a educação e a profissão de uma maneira interativa permitindo aos alunos trabalharem e estudarem ao mesmo tempo.
Assinar:
Postagens (Atom)