domingo, 31 de outubro de 2010

Nova sala da Associação das Mulheres Pescadoras de Balneário Barra do Sul - AMUPESC


A Associação das Mulheres Pescadoras de Balneário Barra do Sul - AMUPESC, foi a instituição à qual o Projeto Cambira se baseou para criar e desenvolver o Projeto. 
O Banco do Brasil, através do Desenvolvimento Regional Sustentável - DRS - , participa do processo para impulsionar o desenvolvimento sustentável na região, apoiando  dentre outras atividades a formação da Cooperativa da Comunidade pesqueira de Barra do Sul, objetivo do Projeto Cambira.
Este apoio do Banco do Brasil resultou na montagem da sala de aula da AMUPESC, onde o Projeto Cambira agora se reúne e ministra suas aulas teóricas. Foram adquiridos computadores, data show, cadeiras, mesas e muito mais, possibilitando agora a inclusão digital das associadas.



Aula do Projeto Cambira na sala da AMUPESC


Mulheres, participantes e autoridades na inauguração da sala da AMUPESC


 

Maria Nilce da Rocha (Pitanga) e Antonia E. Xavier , vice presidente e presidente da AMUPESC
















A presidente da AMUPESC, a Sra. Antonia Edarzina Xavier, falou na primeira aula do porojeto, realizada em 26 de outubro de 2010, da satisfação de poder estar realizando as aulas nesta sala. O espírito cooperativista está cada vez mais incutido nas cabeças destas pessoas. Naturalmente os participantes do projeto, que não são associados á AMUPESC, se sentem cada vez mais a vontade no grupo, da mesma forma que as associadas se sentem cada vez mais participantes do Projeto Cambira. Esta união do grupo cada vez mais fortalece a idéia da Cooperativa da Comunidade pesqueira de Balneário Barra do Sul.

Antonia E. Xavier, Cristina de S. Baraúna e Maria N. da Rocha - AMUPESC


domingo, 24 de outubro de 2010

Visita à Feira Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana


O Projeto Cambira visitou a Feira Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana - FENAOSTRA -  no dia 24 de outubro de 2010.


















Diversos fatores mostraram a importância desta visita para o fortalecimento do Projeto e para o alcance do seu objetivo maior, que é a criação de uma Cooperativa na comunidade de Balneário Barra do Sul.

O espírito cooperativista é fortalecido em viagens e visitações onde o grupo passa um dia inteiro juntos compartilhando  vivências e experiências novas.


















A observação de diversos produtos oferecidos na feira com grande valor agregado mostra a imporância desta valorização sobre produtos in natura. O grupo ficou impressionado com os preços dos pratos elaborados de ostras e dos artesanatos expostos na feira, e a grande quantidade de pessoas adquirindo estes produtos normalmente.


























 














A organização e os objetivos de uma feira também foram observados pelos participantes do Projeto Cambira, mostrando o quão importante será  a participação em feiras de negócios futuramente, quando a cooperativa estiver formada e com produtos elaborados prontos para serem divulgados e vendidos ao público consumidor.

















Enfim a alegria e a confraternização de um dia como este não podem ser sentidas ou transmitidas em aulas teóricas.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

reflexão da semana

Os japoneses sempre adoraram peixe fresco. Porém, as águas perto do Japão não produzem muitos peixes há décadas.

Assim, para alimentar sua população, eles aumentaram o tamanho dos navios pesqueiros e começaram a pescar mais longe.

Quanto mais longe iam, mais tempo levava para o peixe chegar. Se a viagem de volta levasse mais do que alguns dias, o peixe já não era mais fresco. E os japoneses não gostaram do gosto destes peixes.

Para resolver o problema, as empresas de pesca instalaram congeladores em seus barcos. Pescavam e congelavam os peixes em alto-mar. Os congeladores permitiram que os pesqueiros fossem mais longe e ficassem em alto-mar por muito mais tempo. Mesmo assim, notaram diferença entre o peixe fresco e o congelado e não gostaram.

Então, as empresas de pesca instalaram tanques de peixe nos navios pesqueiros. Eles pescavam e os colocavam nos tanques, “como sardinhas”. Depois de certo tempo, pela falta de espaço, os peixes paravam de se debater e não se moviam mais. Daí, chegavam vivos, porém, cansados e abatidos. E, novamente, os japoneses podiam notar a diferença do gosto.

Por não se mexerem durante dias, os peixes perdiam o gosto de frescor. Os japoneses preferiam o gosto de peixe fresco e não o gosto de peixe apático. Então, eles resolveram este problema? Como conseguiram trazer peixes com gosto de puro frescor?

Quando as pessoas atingem rápido seus objetivos, elas podem relaxar nas demais conquistas. E aí está o grande perigo! Podem começar a pensar que não precisam mais buscar tanto.

Para conservar o gosto de peixe fresco, os pesqueiros ainda colocam os peixes dentro de tanques. Além disso, também adicionam um pequeno tubarão em cada tanque. O tubarão come alguns peixes, mas a maioria deles chega “muito vivo” no mercado. Os peixes se mantêm atentos todo o tempo.

Se você já alcançou seus objetivos, coloque outros maiores.

Uma vez que suas necessidades pessoais ou familiares forem atingidas, dê graças a Deus e siga em frente na conquista de maiores realizações.


Mas não se acomode nunca na fé, coloque um tubarão no seu tanque.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Inauguração oficial do Laboratório de Processamento de Pescados e Cozinha Experimental - IFC Campus Araquari

Ministro da pesca Altemir Gregolin e integrantes do Projeto Cambira

No dia 27 de setembro de 2010 ocorreu oficialmente a inauguração do Laboratório de Processamento de Pescados e Cozinha Experimental do IFC - Araquari, pelo Ministro da Pesca, Altemir Gregolin.
Os integrantes do Projeto Cambira participaram do evento, servindo alguns dos produtos elaborados durante as aulas práticas ocorridas no referido laboratório.

Viagem a um projeto similar - Cooperativa Arte Peixe




No mês de setembro o Projeto Cambira foi conhecer um projeto similar no município de São João da Barra, Rio de Janeiro - a Cooperativa Arte Peixe.






A distância de aproximadamente 1.300 km não desanimou os participantes, que participaram ativamente de todas as atividades propostas e aproveitaram cada segundo da enpolgante visita.










A recepção foi na manhã do dia 20 de setembro na Secretaria da Pesca do Município, onde foi servido um coquetel e feitas as apresentações dos grupos e autoridades presentes.











De Balneário Barra do Sul estiveram presentes além de quarenta e cinco integrantes do projeto,
o prof. Rodrigo Gomes (IFC Araquari), a isntrutora da Epagri Lena Maria da Rosa de Souza, o coordenador da Epagri em Balneário Barra do Sul José Eduardo Calcinonni, o Coordenador do Projeto Cambira Paulo Xavier de Almeida e o Secretário de Pesca do Mun. de Barra do Sul o Sr. Salomão Castanho.
Em São João da Barra o grupo foi recebido pelo Secretário de Pesca, o Sr. João Batista dos Santos Filho, o Joãozinho, que acompanhou o grupo durante os dois dias da visita.

 Na tarde do dia 20 foi feita a visita à Cooperativa, onde durante o encontro, os membros do projeto conversaram com integrantes da Arte Peixe e ouviram da coordenadora do Núcleo de Trabalho e Renda da prefeitura de São João da Barra, Romarilda Lança, todas as etapas para a formação da cooperativa, que teve início com um curso de qualificação no processamento e beneficiamento do pescado, realizado em fevereiro 2007 por meio de uma parceria entre o Ministério da Integração Nacional, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e prefeitura.


Romarilda Lança, coordenadora do Núcleo de Trabalho e Renda da prefeitura de São João da Barra


Posto de venda da Cooperativa Arte Peixe












Há quatro anos funcionando na praia de Atafona, com esposas e filhas de pescadores atuando na fabricação e comercialização de produtos tendo como matéria-prima o pescado, a cooperativa Arte Peixe  conta hoje com 20 integrantes e tem uma produção de 500 kg/mês de lingüiça de camarão e peixe, hamburger, quibe, almôndega, nugget, petiscos, e camarão empanado.


Além das visitas técnicas, o grupo aproveitou para conhecer a cidade, o Palácio Cultural Carlos Martins, o Museu da Ciencia, passeio de barco pelo Rio Paraíba do Sul, visita ao Instituto Federal de Campos de Goytacazes e à Cooperativa Arte Palha que trabalha principalmente com sub produtos da pesca.










 



flor feita de escamas de peixe


quinta-feira, 14 de outubro de 2010

aulas práticas

As aulas práticas do Projeto Cambira estão sendo realizadas no Laboratório de Agregação de Valor aos Pescados do Instituto Federal Catarinense - Campus Araquari.












O laboratório, recém construído e equipado, está sendo muito bem aproveitado pelos participantes, os quais aprendem novas formas de agregação aos pescados e visualizam um futuro próspero com a elaboração destes produtos e com a formação da cooperativa.







 














O aproveitamento integral dos pescados, aumentam a lucratividade por kg de peixe vivo, uma vez que não serão mais descartadas partes anteriormente consideradas inúteis.




Instrutora da Epagri, Ana Lúcia Ribeiro



Os produtos elaborados nas aulas são os fishúrguers (hambúrguers de peixe), quibes , bolinhos, coxinhas e croquetes de peixes e a cambira.


A troca de informações e conhecimentos entre os participantes e os instrutores é muito importante, uma vez que os participantes já possuem uma vivência prática na qual os instrutores acabam aprendendo muito também. Por outro lado a instrução para os participantes é válida pelos métodos, padrões e recomendações dos órgãos sanitários, visando a regularização futura da cooperativa.








 

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Palestra Gigas Pacifico

A Gigas Pacifico nasceu em 2009.
Ela é uma empresa artesanal, e tem como propósito proporcionar um prazer inigualável aos amantes dos frutos do mar.
A empresa promoveu o encontro entre as ostras, mexilhões, polvo e camarões com o encanto da defumação! O resultado é um sabor intenso e único, um aroma de dar água na boca e uma textura que torna essas iguarias ainda mais especiais. O processo é resultado de muitas pesquisas e testes realizados pelo proprietário, Olavo Maximiano. Com isso, hoje se consegue proporcionar um sabor único e que provoca o deleite de vários apreciadores.
Apesar de recente, a história da empresa vem de tempos. Ela carrega na bagagem alguns anos de experiência e dedicação ao comércio de frutos mar. Tudo começou em 2003, com a criação da Ostrasul Comércio de Pescados Ltda. Os elogios e o sucesso, depois de alguns anos, deram origem à Gigas Pacífico.
 
A empresa Gigas pacífico é um apoiador do Projeto Cambira, fornecendo sempre que possível informações sobre suas técnicas aos participantes do projeto.


Palestrante Olavo Maximiano


Camarão na solução de aroma de fumaça



Produto pronto para ir ao forno


Aroma natural de fumaça



Olavo Maximiano e Eduardo Calcinonni (Epagri)


 
Em 31 de agosto de 2010, foi realizada uma palestra demonstrativa, em Balneário Barra do Sul, onde além do aprendizado os participantes puderam  degustar os produtos oriundos da "defumação líquida".