segunda-feira, 10 de maio de 2010

1° Evento de Degustação




A divulgação do Projeto Cambira e dos produtos que poderão vir a fazer parte da Cooperativa da Comunidade pesqueira de Barra do Sul, é importante para que a população em geral conheça e aprove estes produtos.


A Cambira é comercializada hoje por poucos pescadores, especificamente nos meses de maio a julho, época da safra da tainha.


O 1° Evento de Degustação do Projeto Cambira, realizado no dia 28 de abril de 2010, no restaurante do Instituto Federal Catarinense, em Araquari, SC, utilizou cambiras de diferentes pescados (sororoca, robalo, tainhas e tainhotas, parati, etc), e transformou em petiscos e canapés que foram avaliados pelo público participante.


Foram 123 pessoas avaliando, as quais, quase a totalidade, aprovaram os produtos. Com isso o projeto quer mostrar que a cambira pode ser produzida todo o ano, e que pode servir de base para diversos pratos simples ou sofisticados.





quinta-feira, 6 de maio de 2010

Evento " Ano do Ensino Profissional da Pesca"


No dia 03 de maio de 2010, foi realizado em Florianópolis, o evento patrocinado pelos Ministérios da Educação e da Pesca sobre o Ano do Ensino Profissional da Pesca. O Instituto Federal Catarinense teve participação ativa no evento pela importancia que vem realizando na profissionalização técnica de Pesca e aquicultura, incluindo aí o Curso de Processamento de Pescados e Cooperativismo do Projeto Cambira.

A aluna do curso, Cristiane de Borba Pereira, representou neste evento todos os estudantes de cursos técnicos de Pesca que estão sendo realizados no estado de Santa Catarina.

Veja abaixo o vídeo com o depoimento da Cristiane.



Ouça também na Voz do Brasil, através do link abaixo, mais informações sobre o evento e mais depoimento de nossa aluna. (estas informações estão no 13° minuto do programa)

http://www.ebcservicos.ebc.com.br/programas/a-voz-do-brasil/arquivos/ouvir?prog=03-05-10-voz-do-brasil.mp3













Apostila 01 - Processamento de Pescados e Cooperativismo


O material didático do Curso de Processamento de Pescados e Cooperativismo é composto de 03 apostilas com 05 alternancias cada uma, totalizando as quinze alternancias previstas no Curso.
A apostila 01 pode ser visualizada no seguinte endereço: http://www.issuu.com/ clicando no campo "search", Projeto Cambira.
As apostilas 02 e 03 serão distribuídas e publicadas no site, antes do início da alternâncias 06, que ocorrerá na semana de 21 a 24 de junho.